Marketing de Relacionamento é desmitificado por Flávio Muniz

O marketing de relacionamento é uma faceta do gerenciamento de relacionamento com o cliente que se concentra na fidelidade do cliente e no envolvimento dele a longo prazo, em vez de objetivos de curto prazo, como aquisição de clientes e vendas individuais.

O objetivo do marketing de relacionamento (ou marketing de relacionamento com o cliente) é criar conexões fortes, até emocionais, com uma marca que possa levar a negócios em andamento, promoção boca a boca e informações de clientes que possam gerar leads.

O especialista Flávio Muniz traz alguns mitos sobre o marketing de relacionamento. Veja o que ele separou especialmente para o blog do Espalhando:

Veja também: Otimização de Sites e Posicionamento Orgânico SEO na Avenida Paulista em SP

2 Mitos sobre CRM

O CRM é uma ferramenta essencial para um marketing de relacionamento efetivo, mas muitos ainda têm ideias limitadas sobre ele.

1.Cadastro de clientes

Um dos mitos é que ele é apenas um programa de cadastro de clientes. Mas, mais que isso o CRM deve permitir que haja um registro do relacionamento e da comunicação com os clientes, para uma análise futura. Sabendo do histórico do cliente é possível acompanhar o andamento dele na etapa do funil de vendas, além de lembrar de algum assunto que foi tratado por algum meio de comunicação.

2.CRM é SAC e Call Center

Outro mito é que o CRM se limita a ser utilizado em SAC e Call Center. Mas, a estratégia de CRM vai além disso, englobando processos de Marketing e Vendas e não só o atendimento ao cliente. O CRM é muito importante para a integração dessas áreas da empresa e para o marketing de relacionamento.

Marketing de Relacionamento - CRM

1 Mito sobre recompensas

Alguns gestores investem muito nas recompensas e presentes para os clientes como estratégia de marketing de relacionamento, mas nem sempre têm resultados satisfatórios. Isso é porque eles acreditam que as recompensas precisam ser caras e padronizadas, quando na verdade o que importa é a personalização. Eles confundem relacionamento com marketing direto.

Por exemplo, dar um cartão de aniversário para um cliente pode não ser uma boa opção de presente. Um cartão é algo padronizado, que foi impresso em uma gráfica e não mostra o conhecimento da empresa sobre o cliente. Outro exemplo: a empresa pode dar uma garrafa de vinho, mas não sabe se o cliente bebe ou não, ou um presente de casal, mas o cliente pode nem ser casado ou ter namorada.

Então, o importante é conhecer bem e gerar um vínculo com o cliente.

Veja também: Melhor Empresa de Marketing Digital de São Paulo SP

Palestra Marketing de Relacionamento: Fidelizando Clientes

Quer aprender mais sobre Marketing de Relacionamento para aplicar todas as estratégias na sua empresa? Participe da Palestra Marketing de Relacionamento: Fidelizando Clientes, ministrada pelo especialista Flávio Muniz. Essa palestra é fundamental para toda empresa que não quer perder clientes para a concorrência, e no melhor dos casos, mantê-los por anos ativos em sua base.

Participe da Palestra Marketing de Relacionamento

Conheça o Flávio Muniz

O Flávio Muniz é Gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, Profissional de Marketing e Especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Possui vasta experiência em Marketing Digital e Marketing de Relacionamento, com centenas de cases em SEO e Mídias Sociais. Realizou extensões em Digital Marketing and Online Strategies em Harvard (Boston) e UCLA (Los Angeles).

Alguns dos clientes que já contrataram seu trabalho são Sebrae, Governo do Estado de São Paulo, Câmara dos Deputados, Unip Universidade Paulista, Webmotors eEstética Hollywood by Dr. Rey.

Marketing de Relacionamento - Flávio Muniz

Entre em contato

Para participar da Palestra Marketing de Relacionamento: Fidelizando Clientes, ministrada por Muniz basta entrar em contato. Você pode entrar em contato através do e-mail: contato@flaviomuniz.com.br, do telefone: (11) 4872-6630 ou através do site.

About the Author: Redação Espalhando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.