Lições de Marketing que aprendi com Breaking Bad

Lições de Marketing que aprendi com Breaking Bad

licoes-de-marketing-que-aprendi-com-breaking-bad

Essa é a homenagem do Espalhando à série de TV favorita de muitas pessoas inclusive eu. Pensei que eu iria seguir os passos de ensino de Walter White, compartilhando algumas lições de marketing importantes que eu aprendi, não só do enredo e personagens do show, mas a partir da realização de si Breaking Bad. Aqui está a minha lista das dez melhores lições aprendidas a partir de marketing Breaking Bad:

1. Respeitar a “Química”

licoes-de-marketing-que-aprendi-com-breaking-bad

Entre os escritores, os atores, o público, algo mágico acontece quando o foco é: a mensagem. Muito frequentemente – seja em conjunto ou na sala de reuniões corporativa – egos ficam no caminho. Em Breaking Bad, os atores confiam nos escritores para contar a história. Os escritores confiam os atores para dar vida a suas palavras. Enquanto a colaboração e a comunicação são fundamentais e, definitivamente, não se limitam a raios laser, todos sobre o que é melhor para conduzir a história adiante. Cada ator poderia ter começado a sugar para fazer campanha para o que eles pensavam que era melhor para o seu personagem (mais linhas, mais tempo de tela, etc.), assim como no mundo corporativo, os executivos seniores de outras áreas ou funcionários de outros departamentos pode tentar influenciar o conteúdo e a comercialização desse conteúdo para as razões erradas (ou seja, quotas de vendas a serem cumpridas, nomes e títulos que querem reclamar a propriedade, etc.). Sem a química da equipe direita e a combinação certa de ingredientes todos focados no apoio ao produto final, a execução será sempre além. A química neste caso é o bom relacionamento.

2. As Mídias Sociais

licoes-de-marketing-que-aprendi-com-breaking-bad

Quando Breaking Bad estreou em 2008, as classificações não eram grandes, pouco mais de um milhão de espectadores. O criador do programa Vince Gilligan tem sido citado como dizendo que Breaking Bad deveria ter sido cancelada. Demorou um pouco para a serie pegar de verdade, cair na graça do publico. Mas o numero de fãs começou a subir aumentando os likes no facebook, seguidores no twitter de forma progressiva. Na quinta temporada, os números atuais de visualização de quase seis milhões e um Emmy de melhor drama ganho já dizem tudo.
Demasiadas vezes em marketing, nós (ou, mais provavelmente, os executivos de nível superior) querem resultados imediatos. Especialmente com o advento das mídias sociais e da falta de compreensão em torno dela, marketing parece para alguns a ser sinônimo de “bala mágica”, e se o que quer que iniciativa de marketing não retorna as vendas durante a noite, ele é visto como um fracasso e os programas são muitas vezes cortadas baixo.
Breaking Bad é a prova de que até mesmo idéias brilhantes, campanhas, histórias e conteúdos precisam de tempo para ferver, construir uma audiência.

3. Heisenberg e azul

licoes-de-marketing-que-aprendi-com-breaking-bad

Este é uma metáfora. O azul virou a marca de Walter White na trama. O “Blue” tornou-se sinônimo da marca. E Heisenberg tornou-se sinônimo com da  marca “cristal azul“. Além disso, o conteúdo de programas como Breaking Bad e Mad Men que vieram antes dele têm servido para dar origem ao renascimento marca da AMC … um risco para a AMC, no entanto, que valeu a pena.
Se nós estamos falando sobre um indivíduo, um produto ou uma empresa, a questões da marca é fortalecida e muito.

 Tudo o que é feito precisa ser feito em apoio a esta marca.

4. 92 a 99% de Pureza

licoes-de-marketing-que-aprendi-com-breaking-bad

Pense agora em  produto – a metanfetamina real produzida por Walter e até mesmo por Jesse. O “quase 100% puro”, foi isso que chamou atenção do mercado.
Em marketing, hoje, as questões de conteúdo, as questões de mensagem e receptor, geram o enredo ou seja a historia. Os consumidores de hoje são inteligentes e mais experientes, e eles podem saber se algo é falso nas primeiras impressões. Pense em seu produto – em seu conteúdo – com a necessidade de ser tão puro quanto a meta anfetamina azul de Walter White .Você nunca deve vacilar com sua marca.
Muitas vezes, especialmente em tempos de crises econômicas como vivemos no Brasil em 2015, as empresas vão optar por “redução de custos”. Não faça isso. Você pode reduzir a qualidade no início, mas só depois, você vai descobrir  que você terá perdido a sua base de clientes leais, e é preciso muito mais esforço para recuperá-los. Resumindo, a qualidade de seu conteúdo é o que atrairá seus clientes fieis.

5. Contar Histórias

licoes-de-marketing-que-aprendi-com-breaking-bad

Breaking Badcomo uma série de TV – foi dito ter sido uma das piores idéias sempre com pouca ou nenhuma chance de vingar. Um rapaz de 50 anos, (não uma faixa etária desejada em series de TV) está morrendo de câncer (não é um tem que os espectadores gostariam de ver). Ele trabalha em um emprego humilde como um professor de química (chato) para cuidar de sua esposa grávida e filho adolescente que tem uma deficiência (você está brincando comigo?). Ele começa a preparar metanfetamina …
Agora em nenhum lugar Vince Gilligan tem um monte de dados de qualquer ferramenta de análise dizendo-lhe que esta é a história que o mundo quer ver acontecer. Não. Vince é um contador de histórias. Ele não está consultando dados sobre o que aconteceu ou o que já está sendo falado. Em vez disso, ele é visão de futuro, à frente da curva. De muitas maneiras, ele é um inventor, assim como Henry Ford, que é citado como tendo dito: “Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito um carro mais rápido.”
Demasiadas vezes, as empresas se concentram em dados ao ponto de não estarem dispostas a fazer um movimento sem prova quase garantido que o que está sendo proposto é exatamente o que o mercado quer e como resultado vai ter sucesso. Previsão e iniciativas orientadas a dados, muitas vezes matar a criatividade, instinto, e invenções. Visão e um sentido de espírito empreendedor é necessária, e se concentrar demais nos números está olhando no espelho retrovisor e reivindicando o que você vê como a sua visão.

6. Lydia: A distribuição, boca a boca

licoes-de-marketing-que-aprendi-com-breaking-bad

Não é suficiente apenas cozinhar a metanfetamina perfeita. Claro, vendendo localmente e de boca em boca ajuda, mas se você quer crescer, você precisa de distribuição. Lydia é a distribuição levada a sério. E ela é uma lição de que a distribuição deveria ser em marketing: um parceiro silencioso “cresça e aconteça”.
Demasiadas vezes em marketing, ficamos presos a canais, as táticas, as ferramentas de tecnologia, e nos esquecemos de que se o nosso conteúdo não for “vital” ao público-alvo, nenhum destes veículos de distribuição dará resultado.

7. Qualidade versus Quantidade

licoes-de-marketing-que-aprendi-com-breaking-bad

Lotes de metanfetamina ao redor. Cozinheiros. Quantidade não está faltando para atender a demanda.
Mas quando a qualidade faz a sua estreia na forma azul de Walt, de repente, ele tem o poder de gerar demanda. Esqueça o status do “bom ou suficiente”, agora as pessoas querem – Qualidade ou seja, o material azul. O mesmo acontece com o marketing de conteúdo hoje. Sim, o volume é necessário para alimentar a massa. O consumo do conteúdo é constante.
Dito isto, a qualidade é o que define a sua marca em comparação ao resto. Algumas peças-chave de conteúdo de alta qualidade moldam a sua missão, única e envolvente, e um catalisador para a ação – é o que é necessário para impulsionar a procura.
Então, pense em termos de porcentagens, decidir o que seu público-alvo, agora tem que dar o que o seu público quer. Em contra partida seus recursos e vir para cima com o que por agora você pode produzir em termos de quantidade e qualidade do produto.

8. Cliente ruim? Apenas Diga não!

licoes-de-marketing-que-aprendi-com-breaking-bad

Claro, isso é óbvio bem maior até do que Breaking Bad. Mas vou dar mais detalhes aqui: Walter White pode ter cozinhado com qualidade, mas ele não era um usuário. Ele pode ter caído em desgraça, mas seus  pensamento lógicos matemáticos foram decisivos. Jesse Pinkman, por outro lado, agiu antes de pensar sobre as coisas. E isso é perigoso. Não só ele pode levar ao desastre no mundo das drogas e traficantes, mas pode impedir seriamente o sucesso de qualquer esforço de marketing e danificar uma marca, às vezes sem reparo.

Se você tem um parceiro ruim, um designer ruim, um freelancer mal-caráter ou um cliente que barganha e prostitui o preço do seu conteúdo. Caia fora!

9.  Imaginação e Ação

licoes-de-marketing-que-aprendi-com-breaking-bad

Lembre-se que episódio com os ímãs? SuperLab Gus ‘é queimado-fora, mas a câmera de vigilância captou alguma evidência incriminadora. Hank apreendeu Gus ‘laptop que tem uma cópia do que a câmera pode ter visto, a evidência suficiente para colocar Walt, Jesse e Mike embora para sempre, e senta-se no departamento de polícia ameaçando nossos anti-heróis …? Mas quem salva o dia? Não é o cérebro mais inteligente, mas aquela que sai em mais tangentes.
Albert Einstein disse: “A imaginação é mais importante que o conhecimento.” Em Marketing, pensar fora da caixa é chave para fazer magia. O prêmio não vai para o mais inteligente, mas para o mais criativo … a iniciativa de marketing que, como um ímã, atrai as pessoas para isso.

10. Seja seu próprio Vince Gilligan – Dirija suas campanhas!

licoes-de-marketing-que-aprendi-com-breaking-bad

Vince Gilligan é um indivíduo talentoso, extremamente talentoso, sem dúvidas, ele é criativo e sabe que está correndo riscos. Em seu núcleo, ele é um contador de histórias. Mas adivinhem? Se você tem alguma coisa a ver com marketing hoje, marketing especialmente conteúdo, você precisa ser um contador de histórias, também.
Então, tome esta última lição aprendida a partir de Breaking Bad e levá-la a sério: ser seu próprio Vince Gilligan. Criar suas próprias histórias grandes.  Quando seus superiores ou decisores transformá-lo afastado, acreditar no que você está lançando e continuar a perseguir até obter um “sim”. E se você puder, por que não tomar a decisão de realmente ser o seu próprio Vince Gilligan e parar de esperar para os outros para lhe dar a luz verde?
Muitas pessoas existem neste mundo que precisam de garantias antes que eles vão fazer um movimento e que estão com muito medo de ter uma chance e que vai coisas. Storytelling é a mais antiga forma de transmitir conhecimento através de gerações. Essa técnica é utilizada na TV, no Radio, no Youtube e pode ser utilizada por você, como fez o diretor de Breaking Bad. Ele não nos dopou de cristal azul e sim com uma ótima série.

Fonte: Paolina Milana

About the Author: Espalhando Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.