5 dicas de como se comunicar melhor com os clientes

A comunicação eficaz é a chave para construir e cultivar qualquer relacionamento – seja pessoal ou profissional. Nos negócios, comunicar-se com os clientes de maneira eficaz pode ajudar a ganhar sua lealdade – levando a vendas e referências positivas. Veja algumas dicas de como se comunicar melhor com os clientes. 

1.Preste muita atenção à sua primeira impressão

A primeira dica de como se comunicar melhor com os clientes é deixar uma boa primeira impressão. 54% das pessoas pararam de comprar de empresas que prestaram um mau atendimento ao cliente em 2017. Em 2016, foi de 49%. Isso mostra como é importante prestar um bom atendimento ao cliente. Se você realmente deseja reter seus clientes, conquistar sua lealdade e que eles sempre comprem da sua empresa, é necessário se esforçar. 

Para isso é interessante reduzir o tempo de espera. Seja por telefone ou por e-mail, quanto mais tempo você faz seus clientes esperarem, mais frustrados eles ficarão e terão uma primeira impressão ruim. 

Veja também: Confira algumas dicas de como usar mensagens de texto para e-commerce 

2.Ofereça as ferramentas certas para suas equipes

As ferramentas certas podem ajudar suas equipes de atendimento ao cliente a serem mais produtivas e eficientes no tratamento das solicitações dos clientes. Por exemplo, quando alguém entra em contato com sua equipe por telefone ou bate-papo, seu representante deve instantaneamente conseguir acessar seus registros. Isso pode incluir informações sobre o histórico de compras ou interações recentes com sua equipe. 

Como se comunicar melhor com os clientes
As ferramentas certas podem ajudar suas equipes de atendimento ao cliente a serem mais produtivas e eficientes no tratamento das solicitações dos clientes.

3.Concentre-se na qualidade, não na quantidade

Em um ambiente competitivo, é fácil se perder em uma rede de métricas voltadas para tempos de resolução mais rápidos. Às vezes, as equipes de suporte ao cliente estão mais focadas em fechar um grande número de tickets em pouco tempo. 

Entenda que uma resolução mais rápida não significa necessariamente uma chamada telefônica curta ou bate-papo. Isso significa resolver totalmente o problema de um cliente no menor tempo possível. 51% dos clientes acreditam que podem obter a resolução mais rápida para os seus problemas por telefone, seguido pelo chat ao vivo (23%). 

Por isso, desenvolva uma equipe de representantes de suporte que estejam mais focados em engajar-se significativamente com os clientes do que atingir métricas. Treine sua equipe para ser aliada de seus clientes e tente resolver seus problemas de maneira eficaz. 

4.Conclua suas conversas corretamente

Outra dica de como se comunicar melhor com os clientes é concluir as conversas corretamente. As conclusões são tão importantes quanto suas primeiras impressões. Frequentemente, os representantes de suporte estão com pressa para atender os próximos clientes. Isso pode arruinar a experiência de um cliente que está se comunicando com ele no momento. Sua ânsia de resolver o próximo problema pode custar-lhe um cliente. 

Aqui estão alguns exemplos de conclusões de conversação: 

“Há mais alguma coisa que eu possa ajudá-lo?” 

“Muito obrigado pelo seu tempo hoje. Não hesite em nos contatar se precisar de ajuda no futuro”. 

Veja também: O poder das imagens no marketing de conteúdo 

5.Aproveito conteúdo para envolver os clientes

Conteúdo útil, informativo e relevante é apreciado e valorizado pelos clientes. Portanto, para envolver seus clientes de maneira significativa, você precisa ter uma estratégia sólida de conteúdo. Isso inclui criar e distribuir novos conteúdos em um ritmo constante em suas redes sociais, blogs e sites. 

Uma solução inteligente para isso é usar aplicativos de comunicação de funcionários. Plataformas como a Smarp, por exemplo, podem permitir trocas de ideias entre seus funcionários. Você pode iniciar conversas em torno de certas ideias e incentivar seus especialistas a compartilhar seus pensamentos. Seus profissionais de marketing podem usar essas conversas para captar ideias de conteúdo exclusivas e relevantes. 

Gostou das dicas de como se comunicar melhor com os clientes? Para aplicar essas estratégias de forma profissional você pode entrar em contato e contratar a Agência de Marketing Digital Espalhando. 

About the Author: Espalhando Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.