Como saber se meu site foi penalizado pelo Google? Ferramentas

Eis a questão mais procurada pela Web (e que vale a vida de muitos sites). Se estás a procurar por este assunto, provavelmente deves ter feito alguma coisa mal e foste penalizado.

Existem várias maneiras de ter um site penalizado pelo Google. Algumas dessas maneiras ainda não deves ter ouvido falar, enquanto que outras já deves ter ouvido falar e muito provavelmente deves estar a praticar.

FUI BANIDO DO GOOGLE

De todos, esta é a pior penalização e a mais fácil de descobrir! Faz uma pesquisa no Google pela URL do seu site, exemplo: www.oteusite.com . Se a pesquisa não retornar resultados, então o teu site não está indexado no Google e muito provavelmente foi banido.

A solução para este caso é melhor, a qualidade dos artigos do site e fazer um pedido de reconsideração, que explico abaixo como fazer.

Enfim, para tirar um pouco ou todas as suas dúvidas, vejam abaixo alguns portais selecionados por MakeUseOf para que possam verificar se seu site faz parte da “blacklists” de ISP’s ou de SPAM que Google pode tomar como referência, porém antes tente revisar o número de páginas indexadas por que pode ser que se trate apenas de um ban temporário (alguma queda em palavras chave e posicionamento) ou total (não há rastro). Para isso basta ir até Google.com e ingressar como busca “site:http://seusite.com, sem aspas e mudando o de http://seusite.com por sua URL.

The Abusive Hosts Blocking List

como-saber-se-meu-site-foi-penalizado-pelo-google-ferramentas-divulgar-site-sp

Esta ferramenta compara o domíno ou a IP do servidor onde se aloja a página, com uma base de dados composta de milhares de sites que vários provedores da Internet (ISP) consideram como de fossem spam, com malware ou com vírus. Se resultar afirmativa a relação, ressalta as razões do bloqueio e em vários casos dão sugestões para evitá-lo.

BlackListAlert

como-saber-se-meu-site-foi-penalizado-pelo-google-ferramentas-divulgar-site-sp-1

Como comentam em MakeUseOf é o mais popular, já que faz o mesmo que a anterior, só que não com uma base de dados, mas sim com dezenas delas. Se não encontrar problema algum, aparecerá um “OK” ao lado da database revisada; em caso contrário, nos informará com um “Listed!” e um “See why” para conhecermos as razões.

MXToolbox

como-saber-se-meu-site-foi-penalizado-pelo-google-ferramentas-divulgar-site-sp-2

MXToolbox oferece uma ferramenta que além de revisar em várias bases, de ressaltar as listas negras e causas que geram os bloqueios, conta com um serviço que por US$ 20 ao mês monitora e alerta rapidamente, seja somado o domínio ou IP em questão a uma destas listas, além do mais também mostra soluções personalizadas.

Blacklist Check

como-saber-se-meu-site-foi-penalizado-pelo-google-ferramentas-divulgar-site-sp-3

WhatIsMyIpAdress, além de sua conhecida função de mostrar o IP que pertence a cada equipe, conta também com revisão de blacklists de sites de SPAM, muito útil por exemplo, para conhecer se essa é a causa dos e-mails da companhia (ou pessoa) não passarem nos filtros dos sistemas de correio e em consequência não chegarem a seu destinatário.

Blacklist Monitoring

como-saber-se-meu-site-foi-penalizado-pelo-google-ferramentas-divulgar-site-sp-5

Outra opção que realiza uma análise geral para saber se o site é considerado como um site proibido, de SPAM ou com software malicioso. “Not Found” é a resposta que aparecerá se a dita hipótese for falsa, ou ao menos as bases de dados não o tomam dessa forma.

Google Webmasters tools

como-saber-se-meu-site-foi-penalizado-pelo-google-ferramentas-divulgar-site-sp-6

Finalmente e de novo, a melhor solução é revisar diretamente a indexação porém desta vez desde um site mais completo, desde a ferramenta de webmasters do Google (se não a tem ativada, é grátis). Na parte de “Diagnóstico”, na barra lateral esquerda, estão algumas funções importantes como a de “Estatísticas de rastreio” e “Explorar como Googlebot”. De modo que se possa ver um “software mal intencionado” e revisa se as suspeitas de conteúdo perigoso são certas e são as causas das penalizações.

Se não existem erros nem bloqueios

Se você verificou tudo isso e não encontrou erros e nem bloqueios por robots, é bem possível que seu site esteja mesmo sob uma penalização do Google. Nesse caso será necessário fazer uma revisão completa no seu site, interna e externamente. É importante seguir as Diretrizes para Webmasters do Google no desenvolvimento do site e verificar se não existem links de má qualidade ou que podem ser considerados spam.

Ultimamente o Google vem sendo bem rígido, quanto ao trabalho de Link Building (conquistar links para ganhar popularidade/autoridade). Verifique os sites que estão linkando para o seu, os textos dos links, quantidade e certifique-se que o Google não o puniu por algum deles. Criar diversos blogs e sites só para linkar para o seu também é passível de punição.

Depois de toda a investigação e correções feitas, você pode tentar acelerar a reindexação do seu site através da solicitação de reconsideração ao Google: https://support.google.com/webmasters/answer/35843?hl=pt-BR

Agora é só manter a qualidade do seu conteúdo na Web e continuar monitorando seu site.

About the Author: Espalhando Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.